O Aeroporto Internacional de Belém (PA) está entre os 20 mais pontuais da América Latina na categoria regional, segundo levantamento de pontualidade realizado pela FlightStats, empresa especializada em análise de dados aeroportuários. A empresa considera pontual os aeroportos que registram decolagens ou pousos com atraso inferior a 15 minutos.

Em janeiro, o terminal paraense ocupou a 14º posição no ranking de pontualidade dos aeroportos que movimentam entre 1,5 e 5 milhões de passageiros por ano, com 80,61% de partidas com os menores índices de atraso, em 1.232 voos programados para o período. Este resultado é 2% superior ao desempenho apresentado em janeiro de 2018, que registrou 78,71% das decolagens partindo no horário. Entre os aeroportos brasileiros, o Val-de-Cans ocupou o 6º lugar no percentual de pontualidade, ficando à frente dos terminais de Salvador (BA), Galeão (RJ) e Guarulhos (SP).

De acordo com o superintendente do aeroporto, Fábio Rodrigues, os dados demonstram a integração e o comprometimento de todos os atores envolvidos na operação. “Credito o desempenho à sinergia entre as equipes da Infraero, operadores aéreos, controle de tráfego e demais órgãos públicos engajados no atendimento ao passageiro, que é o grande beneficiado desse esforço conjunto”, pontuou Fábio.

Outros nove aeroportos da Infraero também estão na lista dos mais pontuais da América Latina, são eles: Curitiba (94,28%), Cuiabá (90,24%), Congonhas (79,30%), Goiânia (86,46%), Santos Dumont (82,42%), Vitória (80,43%), Manaus (79,03%), Recife (81,89%).

Baseada nos Estados Unidos, a FlightStats é uma provedora de serviços de dados para o setor de viagens e turismo. A empresa fornece monitoramento de voos em tempo real e dados sobre aeroportos e companhias aéreas com atuação em todo o mundo. A lista completa está disponível neste site.

Movimento operacional
O Aeroporto Internacional de Belém, que tem capacidade para receber até 7,7 milhões de passageiros por ano, registrou em 2018, 3,5 milhões viajantes e 38 mil voos, entre pousos e decolagens – um incremento de 5,8% em relação a 2017. Os dados se mantém positivos neste início de ano, apresentando um acréscimo de 4,2% com 330.732 pessoas transportadas pelo terminal no mês de janeiro, 13.544 a mais que os 317.188 usuários computados no mesmo período de 2017.

Diariamente operam em Val-de-Cans uma média de 100 voos comerciais regulares, de sete companhias aéreas – Avianca, Azul, Gol, Latam, MAP, Surinam e TAP. As rotas interligam Belém a diversos destinos brasileiros – Guarulhos (SP); Recife (PE); Brasília (DF); Macapá (AP); Altamira, Marabá e Santarém (PA); Rio de Janeiro (RJ); Confins (MG); Manaus (AM); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Cuiabá (MT). Já os voos internacionais ligam a capital paraense à Europa, aos Estados Unidos, ao Suriname e à Guiana Francesa.

Fonte: AviaoRevue

(1)