A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) informa que as companhias aéreas da América Latina e do Caribe transportaram 25 milhões de passageiros em março, o que representa um crescimento de 4,4% em relação ao ano anterior. O tráfego (RPK) cresceu 4,1% e a capacidade (ASK) aumentou 5,3%, o que fez o fator de ocupação alcançar 80,4%, o equivalente a 0.9 pontos percentuais menos que eu março de 2018.

 

As companhias aéreas da América Latina e do Caribe transportaram 2,5 milhões de passageiros a partir de e para a região em março, o que representa um crescimento de 1,2% em relação a 2018 (ver tabela 1). O tráfego (RPK) aumentou 3,3% e a capacidade (ASK) cresceu 4,4%, o que fez com que o fator de ocupação alcançasse 80,9%.

 

As companhias aéreas da América Latina e o Caribe transportaram 18,9 milhões de passageiros domésticos emmarço, o que representa umcrescimento de 5,8% em relação a 2018 (ver tabela 2). O tráfego (RPK) cresceu 5,6% e a capacidade (ASK) cresceu 7%, o que fez com que o fator de ocupação alcançasse 79,7%.

 

As companhias aéreas da América Latina e do Caribe transportaram 6,2 milhões de passageiros internacionais emmarço, dos quais 3,7 milhões foram passageiros internacionais dentro da região e 2,5 milhões foram da região. Argentina-Brasil foi o mercado intrarregional mais importante, enquanto que o México-EUA foi o mercado extrarregional mais importante.

 

Os dados de tráfego das seguintes linhas aéreas são incluídos neste relatório: Aerolíneas Argentinas (incluyendo Austral), Aeromar, Aeromexico Connect, Aeromexico, Air Antilles, Air Panama, Amaszonas, Andes Líneas Aéreas, Aruba Airlines, ASERCA Airlines, Avianca Brasil, Avianca Holdings, AVIOR Airlines, Azul Airlines, Bahamasair, Boliviana de Aviación – BoA, Caicos Express Airways, Calafia Airlines, Caribbean Airlines, Cayman Airways, CM Airlines, Conviasa, Copa Airlines Colombia, Copa Airlines, Cubana de Aviacion S.A, Easyfly S. A., Ecojet, Fly Jamaica, Flybondi, FlyMontserrat, Gol Linhas Aereas, Insel Air, Intercaribbean Airways Ltd, Interjet, Jetsmart, LASER Airlines, LATAM Airlines Group, LC Peru, LIAT , Link Conexion Aerea S.A. de C.V, Maya Island Air, NatureAir, Passaredo, PAWA Dominicana, Peruvian Airlines, RUTACA, Saint Barth Commuter, SANSA Airlines, SATENA, Seaborne Airlines, Sky Airline, Skybahamas, Southern Air Charter, Star Peru, Sunrise Airways, Surinam Airways, TAG Airlines , TAME Línea Aérea del Ecuador, TAR Aerolineas, Tropic Air, VI Airlink, VivaAerobus, VivaAir Colombia, VivaAir Peru, Volaris &Windward Island Airways International

Fonte: AviaoRevue

(3)