No próximo dia 19 de agosto a Assembleia Legislativa do Estado, por iniciativa da deputada Leticia Aguiar (PSL), concederá sua maior honraria: o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, ao Engenheiro Ozires Silva. Tal homenagem decorre de sua imensa contribuição à Indústria Aeroespacial Brasileira, notadamente por ter sido um dos fundadores da EMBRAER que completa 50 anos de sua fundação.

A sessão solene marcará a história da Assembleia Legislativa, ao homenagear um pioneiro da aviação mundial, que ao lado de Santos Dumont e do Brigadeiro Casimiro Montenegro (criador do ITA e do DCTA), colocaram o Brasil na rota da aviação, da engenharia e da indústria aeronáutica e aeroespacial, no mundo.
“Temos que destacar e exaltar Ozires Silva, no desenvolvimento da indústria aeronáutica e aeroespacial em São José dos Campos, foi ele que capitaneou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante, o primeiro projetado pelo Brasil”, disse a parlamentar.
Na mesma data que a Embraer comemora 50 anos, a ALESP homenageia seu fundador. “É com grande alegria e orgulho, como Brasileira e Joseense que sou, que convido a todos para, no Auditório Juscelino Kubitschek, homenagearmos este herói do Brasil”, finalizou Leticia Aguiar.

Biografia

Ozires Silva – Nascido em Bauru, é coronel da aeronáutica, engenheiro militar formado pelo ITA. Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira.
Liderou a equipe que projetou e construiu o avião Bandeirante o primeiro desenvolvido e produzido no Brasil.
Liderou em 1969 o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo.
Deu início à produção industrial de aviões no Brasil. Presidiu a empresa até 1986, quando aceitou o desafio de ser presidente da Petrobras, onde atuou até 1989.
Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.

Fonte: AviaoRevue

(0)