A Airbus Helicopters, pioneira em serviços de defesa aeroespaciais, apresentou recentemente seu mais novo projeto durante a Heli-Expo 2015, realizada na última semana em Orlando, EUA. O novo equipamento denominado “H160” pode chegar a uma velocidade de cruzeiro de 160 nós (aprox. 296 km/h), com capacidade de transportar até 12 passageiros e alcance máximo de 450 milhas náuticas. A aeronave que terá de 5,5 a 6 toneladas, traz avanços em sistemas e reflete o plano de transformação da Airbus Helicopters elevando os padrões de desempenho e custo-benefício.

Heli Expo 2015 - H160 (c) Jerome Deulin-Airbus Helicopters

O design ambicioso e diferenciado do H160 inclui várias novidades em um só projeto, todas para oferecer melhor desempenho e estabilidade em voo. Os rotores de cauda carenados, tipo “Fenestron” traz em suas pás uma inclinação dupla em um ângulo de 12 graus, facilitando ainda mais o controle de eficiência anti-torque. Outra novidade é o novo estabilizador biplano, cujo projeto envolve a colocação de estabilizadores interligados em nível duplo. Este recurso reduz significativamente perdas aerodinâmicas em voos de baixa velocidade, além de reduzir o ruído interno em cerca de 50%.

O comprovado sistema do rotor principal sem rolamentos “Spheriflex”, idealizada pela Airbus Helicopters, reduz o peso e aumenta a tolerância a danos. A estrutura do modelo é construída com materiais compostos, mais leve, mais robusta e mais resistente à corrosão. Já na cabine do piloto, os grandes para-brisas proporcionam aos pilotos uma maior visibilidade externa, tudo isso contribui para a beleza e design do H160.

(54)