Com o início da Copa América, que será realizada entre os dias 14/6 e 7/7, sete aeroportos estarão envolvidos na operação que devem movimentar 7,5 milhões de passageiros. Os terminais de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) estão neste conjunto e a estimativa é que a movimentação nos 26 dias de competição chegue à 1,9 milhão nesses dois aeroportos da Infraero.

Veja mais: calendário de jogos da Copa América.

De acordo com o levantamento feito pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, para o período de 13/6 a 8/7, a estimativa é que o terminal paulista movimente 1,4 milhão e o carioca 541 mil durante todo o período. O dia de maior movimentação de passageiros será 24/6, com 61,7 mil em Congonhas e 25,6 mil no Santos Dumont.

Em ambos os aeroportos da Infraero, os dias 13 e 14 de junho (véspera e início da competição) também serão movimentados, com média de 61,3 mil em São Paulo e 24 mil no Rio de Janeiro. No dia 8/7, data posterior ao término da Copa América, estão previstos 84,3 mil passageiros nos dois terminais.

Por isso, os passageiros devem prestar atenção aos bilhetes e horário dos voos para evitar transtornos. É importante lembrar que todos os passageiros passarão pela inspeção de raio-x ao embarcar e alguns poderão ser selecionados para revistas aleatórias. Por isso, a recomendação aos viajantes é que cheguem com 1h30 de antecedência para voos domésticos.

Acesse aqui o Guia do Passageiro.

Além de São Paulo e Rio de Janeiro, que também serão palco da abertura e da final do campeonato, respectivamente, Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) receberão jogos da fase de grupos. Esta é a 46ª edição da Copa América, o principal torneio de futebol masculino entre seleções da América do Sul. O evento é organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e será disputado no Brasil, que recebe a competição pela 5ª vez na história da competição.

RIO DE JANEIRO – SERVIÇO AOS TORCEDORES
Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, a 7,2 quilômetros do Aeroporto Santos Dumont, o Maracanã, estádio mais emblemático do Brasil, será palco de cinco partidas da Copa América 2019: três na primeira fase (Paraguai x Catar; Bolívia x Peru; e Chile x Uruguai), uma nas quartas de final e a grande final.

Os torcedores que desembarcarem no terminal carioca e quiserem ir direto para o estádio contam com uma série de meios de transportes públicos. Há os táxis, que ficam na saída do desembarque do aeroporto, bem como de serviços de aplicativos, disponíveis em frente ao terminal de passageiros ou no lounge do Bossa Nova Mall.

Outra opção é o metrô, cuja estação fica a 1,2 km do aeroporto. É possível chegar lá pela linha de ônibus Santos Dumont/Cinelândia, que tem ponto em frente à estação. Mais detalhes sobre as linhas de ônibus e metrô podem ser obtidos nos sites https://www.vadeonibus.com.br/vdo/#!home e https://www.metrorio.com.br/

Para quem precisa retirar os ingressos, as informações estão disponíveis no site da Conmebol  

SÃO PAULO – SERVIÇO AOS TORCEDORES
O Aeroporto de Congonhas está localizado a 27 km da Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo, e a cerca de 10 km do Estádio do Morumbi, na Zona Sul da capital paulista. A cidade será palco da abertura do torneio e outros cinco jogos.

Os passageiros que desembarcarem no terminal e quiserem ir direto para os estádios contam com taxis, disponíveis na área de desembarque, e serviços de carros por aplicativos, no piso inferior. Há também acesso aos transportes públicos, ônibus e metrô.

Para a Arena Corinthians e o Estádio do Morumbi há a linha circular de ônibus 609J-10 (Metrô São Judas), que parte do próprio terminal de passageiros e interliga o aeroporto à Estação São Judas do Metrô. De lá o passageiro pode fazer as baldeações ou integrações de acordo com a sua necessidade. Há também a linha de ônibus 576M-10 Pinheiros, que para no ponto em frente ao aeroporto e faz integração com a Estação Faria Lima da Linha 4-Amarela do Metrô.

Para mais informações sobre as linhas de ônibus e de metrô de São Paulo, horários e itinerários, acesse www.sptrans.com.br e www.metro.sp.gov.br.

 

Fonte: AviaoRevue

(1)