A norte-americana Boingo Wireless- líder mundial em DAS, small cells e serviços de Wi-Fi para usuários finais, operadoras e anunciantes – divulgou hoje que está lançando o seu serviço de Wi-Fi nos aeroportos da Infraero, responsável por 54 terminais em todo o Brasil e uma das maiores operadoras do mundo. A sua rede Wi-Fi já está no ar nos aeroportos de Congonhas (CGH), Santos Dumont (SDU), Recife (REC) e Curitiba (CWB). A implantação completa do serviço nos 54 terminais deverá ser concluída até o início de 2020.

A Boingo construirá e operará as redes com a Ziva, empresa latino-americana de infraestrutura sem fio, reconhecida por suas soluções flexíveis de hardware e software. As duas empresas foram selecionadas para o serviço após a apresentação de uma oferta conjunta à licitação conduzida pela Infraero.

“A parceria entre a Infraero e a Boingo/Ziva vai permitir aos passageiros ter uma melhor experiência de viagem a partir dos nossos aeroportos. Trata-se de uma solução que pretende atender à demanda por conectividade de mais qualidade enquanto se espera um pouso ou decolagem”, afirma o diretor de Negócios Comerciais da Infraero, Marx Martins.

“Wi-Fi é hoje uma expectativa real de quem viaja e vamos oferecer esse entretenimento sob demanda em aeroportos a milhões passageiros em razão do relacionamento estratégico que existe entre a Boingo e a Ziva com a Infraero”, afirma Marcos Ferraz, diretor de desenvolvimento de negócios da Boingo. “O nosso Wi-Fi de alta velocidade melhora a experiência do passageiro ao proporcionar uma poderosa conectividade sem fio, esteja ele navegando em redes sociais, entretendo-se com streaming ou usando o aeroporto como seu escritório. Este lançamento é um passo importante para nos tornarmos o maior provedor de Wi-Fi em aeroportos da América Latina.”

Brasileiros que viajam contarão com um Wi-Fi gratuito e rápido patrocinado por anunciantes, ou poderão optar por velocidades ainda maiores ao adquirirem assinaturas da Boingo, nas modalidades de um dia ou mensal. Da mesma forma, marcas globais e latino-americanas poderão recorrer à plataforma proprietária de publicidade Boingo Media para se conectar com os passageiros em trânsito, assim como para patrocinar sessões gratuitas de Wi-Fi Boingo nos aeroportos do Brasil e em outros grandes ambientes ao redor do mundo. As marcas que patrocinam o Wi-Fi Boingo usufruem de um engajamento de seus usuários garantido e 100% de share of voice.

O lançamento do serviço de Wi-Fi da Boingo também apresenta oportunidades para operadoras de telefonia celular no Brasil. Com o crescimento vertiginoso do volume de uso de dados móveis, empresas de telefonia móvel podem solucionar os desafios dos limites de capacidade de suas redes ao transferirem seus clientes das suas congestionadas redes móveis para as redes de Wi-Fi da Boingo. Nos EUA, operadoras referência de mercado, como a Sprint, contam com o produto de offload do Wi-Fi da Boingo para liberar a tão necessária capacidade de rede, ao mesmo tempo em que garantem a entrega de uma experiência de conexão robusta aos clientes.

A Boingo conquistou oito vezes o prêmio de “Melhor Serviço Wi-Fi” na pesquisa anual “GT Tested Reader Survey Awards”, conduzida pela revista Global Traveler.

(3)