As inscrições para o 4º Spotter Day Infraero no Aeroporto de Uberaba/Mário de Almeida Franco (MG) serão abertas nesta sexta-feira (12/4). No total, serão disponibilizadas 30 vagas para os interessados, que devem ter pelo menos 18 anos. A ação proporcionará aos fotógrafos profissionais e amadores a oportunidade de registrarem as operações do aeroporto em áreas normalmente restritas ao público, obtendo também imagens em ângulos únicos.
O evento é gratuito e será realizado no dia 28/4, das 10h às 16h. As inscrições ficam abertas de 12 a 16/4, ou até o preenchimento das vagas disponíveis. Para participar, os interessados precisam se inscrever no endereço https://www.eventbrite.com/e/uberaba-spotter-day-2019-registration-59783753817. Além disso, a Infraero pede aos spotters que levem um quilo de alimento não perecível para doação ao Asilo São Vicente de Paulo, localizado no bairro Abadia, em Uberaba.
Os spotters
A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganha uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. O hobby do spotting é bastante praticado em diversos países e é bastante difundido no Brasil. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação.
O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de aeronaves militares.

Fonte: AviaoRevue

(4)