O Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) foi apontado como o nono terminal brasileiro mais pontual da América Latina em janeiro, de acordo com a FlightStats, uma das principais provedoras mundiais de serviços de dados para o setor de viagens e turismo. De acordo com levantamento, o terminal registrou 79,03% de pontualidade, percentual que o deixou à frente dos aeroportos das cidades de Salvador, Santiago (Chile), Cidade do México, Galeão e Guarulhos.
Para o superintendente do terminal, Odone Bizz, a pontualidade nas operações é resultado de um trabalho integrado entre as operadoras e a Infraero. “Nosso objetivo é oferecer a infraestrutura necessária para as operações sejam realizadas com segurança e agilidade. Estamos muito felizes com os resultados que temos alçando já nesse início de ano”, avalia.
Baseada nos Estados Unidos, a FlightStats fornece monitoramento de voos em tempo real e dados sobre aeroportos e companhias aéreas com atuação em todo o mundo. A pesquisa completa está disponível no endereço https://public.tableau.com/profile/flightstats#!/vizhome/AirportOn-timePerformance/GlobalHubs.
A Infraero tem nove dos 48 aeroportos mais pontuais segundo a pesquisa. Realizada no mês de janeiro, a sondagem envolveu a programação de 2,19 milhões de voos. Desse total, 177.63 mil foram rastreados, conferindo aos terminais latino-americanos uma pontualidade média 80,35% O Flight Stats considerou atrasados os voos com partida 15 minutos superior ao horário agendado.

O Aeroporto

Com capacidade para receber 18,2 milhões de passageiros por ano, o Eduardo Gomes foi eleito o melhor aeroporto de 2018 na categoria de até cinco milhões de passageiros processados por ano, de acordo com a pesquisa Aeroportos + Brasil 2019, realizada pelo Ministério da Infraestrutura. O aeroporto de Manaus também venceu nas categorias “Controle Migratório Mais Eficiente” e “Controle Aduaneiro Mais Eficiente”. Numa escala onde a nota máxima é 5, o terminal ficou à frente dos outros sete aeroportos, com 4,48, evolução de 2,7% em relação à sondagem anterior.
Situado a 15 km do centro da cidade, o terminal oferece aos passageiros 88 estabelecimentos dos mais variados seguimentos, como lojas de artesanato e produtos típicos da região, bijuterias, locadoras de veículos, lanchonetes, agências de câmbio e turismo, banca de revistas e caixas eletrônicos. Os usuários também encontram um terminal acessível, com banheiros e telefones adaptados e equipamentos que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros com necessidade de assistência especial.
Atualmente, oito companhias aéreas operam no terminal – Latam, Gol, Azul, Map e Total Linhas Aéreas; American, Avior e Copa Air Lines – que ligam Manaus a 11 destinos nacionais e a quatro internacionais: Miami, Barcelona, Buenos Aires e Panamá.

Fonte: AviaoRevue

(3)