Com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento de aeroportos regionais, a Infraero vem realizando serviços de infraestrutura, contratada por prefeituras que administram aeródromos brasileiros. Nesta segunda-feira (18/11), a empresa entregou o projeto de revitalização do Aeroporto de Ariquemes (RO).

Dentre as intervenções propostas estão a ampliação da pista de pousos e decolagens; sinalizações horizontais; reforma do sistema de balizamento luminoso; regularização das faixas de pista; implantação de áreas de escape e outras ações que aumentarão a segurança nas operações do terminal.

O investimento previsto é de cerca de R$ 16 milhões, e o prazo estimado para realização das obras é de 135 dias. Os serviços são necessários para que o aeroporto passe a receber aeronaves maiores, como o ATR-42, que demandam maiores requisitos em termos de configuração e dimensionamento de infraestrutura aeroportuária.

A partir dos projetos entregues pela Infraero, o Departamento de Estradas e Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER/RO) poderá iniciar a licitação para contratação da empresa que realizará o empreendimento.

O superintendente de Engenharia da Infraero, Giuliano Capucho, destaca que todas as medidas sugeridas atendem às exigências do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC). “Estamos levando a expertise da Infraero, por meio desses projetos, para que os aeródromos regionais não administrados pela empresa também ofereçam uma infraestrutura revitalizada e mais segura aos seus usuários”.

Fonte: AviaoRevue

(2)