No centro de todas as companhias aéreas está seu cronograma de voos – como elas gerenciam milhares de voos, transportando milhões de viajantes para cidades ao redor do mundo. A Amadeus, líder em tecnologia de viagens, e a líder de otimização de rede, Optym, juntas, têm uma suíte de ferramentas que oferece a solução mais eficaz para gerenciar a complexidade do agendamento de voos.

Hoje, as empresas anunciam que a Southwest Airlines (NYSE: LUV), a maior companhia aérea doméstica dos EUA, escolheu a solução completa Amadeus Sky Suite by Optym, firmando um contrato de 10 anos. O pacote das cinco primeiras soluções da indústria oferece à Southwest a tecnologia mais abrangente e avançada para todas as suas necessidades de planejamento, simulação, previsão e otimização de redes. Essas ferramentas permitem que a companhia aérea aumente a eficiência e a otimização de rede de seus mais de 4 mil voos diários, para 99 destinos nos EUA e em mais 10 países.

O Amadeus Sky Suite by Optym inclui o SkyMAX para otimização de rede, o SkySYM para simulação de rede, o SkyPLAN para otimização de frequência e capacidade, o SkyCAST para planejamento de rede e o SkyWORKS para desenvolvimento de cronograma inteligente. O Sky Suite usa a Hospedagem em Nuvem Azure, da Microsoft. Este anúncio intensifica o acordo da Southwest com a Optym, que foi a primeira companhia aérea a implementar o SkyMAX e o SkySYM em 2015. Também assinala mais um passo à frente para a Southwest e a Amadeus, já que a Southwest é cliente do Altéa Passenger Service System (PSS).

“Essas novas ferramentas nos permitem oferecer mais aos nossos clientes por meio de melhores técnicas de planejamento de rotas e descobrir novas maneiras de continuar a aumentar nossa rede de maneira significativa”, disse Adam Decaire, Adam Decaire, Vice President Network Planning, Southwest Airlines. “Estamos entusiasmados em continuar nossa parceria com a Amadeus e a Optym e esperamos construir uma equipe de planejamento de rede ainda mais forte”.

“Na Amadeus, valorizamos a oportunidade de apoiar a Southwest em seus investimentos estratégicos, para oferecer crescimento contínuo”, apontou Elena Avila, Executive Vice President, Airlines, Americas. “Fortalecer nossa parceria com esse compromisso de longo prazo para o agendamento de voos é uma prova de como nossas empresas trabalham e inovam juntas. Acreditamos que companhias aéreas de todos os tamanhos, em todo o mundo, se beneficiarão dessas novas tecnologias inovadoras. A Southwest é o cliente inaugural ideal para demonstrar a amplitude desses benefícios”.

Renzo Vaccari, Senior Vice President, Airline Solutions, Optym, confirma: “Juntamente com a Southwest e a Amadeus, continuamos a reinventar o futuro do planejamento de rede por meio de nossas soluções de última geração. O valor que essa tecnologia oferece às companhias aéreas em termos de otimização, automação e precisão de previsão para maximizar o lucro e a confiabilidade é inigualável na indústria. Com nossos algoritmos únicos e nosso conhecimento em planejamento e programação de rede, estamos fazendo o que antes era considerado impossível”.

(3)